top of page

Terapia Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma das abordagens existentes na Psicologia. Inicialmente conceituada para o tratamento da depressão por Aaron Beck na década de 60, a TCC cresceu muito ao longo dos últimos anos e atualmente apresenta excelentes resultados para o tratamento de Transtornos como Ansiedade, Depressão, Pânico, Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC), Estresse Pós-traumático (TEPT), Bulimia, Anorexia, Esquizofrenia, Transtornos de Personalidade e outros transtornos que tragam algum prejuízo para a vida do indivíduo.

O princípio básico da TCC é que o modo como interpretamos os acontecimentos da nossa vida, e não o acontecimento em si, é determinante para a forma como nos sentimos e nos comportamos. Essa interpretação tem como base as crenças e esquemas que vamos formando ao longo das nossas experiências e do nosso desenvolvimento. Dessa forma, o mesmo evento pode ser interpretado de maneiras diferentes, dependendo de quem o vivencia.

A Terapia Cognitivo-comportamental busca promover a reestruturação cognitiva, inicialmente desenvolvendo a flexibilidade de pensamentos através de técnicas cognitivas que permitem ao paciente identificar pensamentos automáticos e disfuncionais e formular novas hipóteses de interpretação, que sejam mais realistas e funcionais e que, como consequência, promovam mudanças em suas emoções e comportamentos. Ao longo do desenvolvimento do processo de psicoterapia, também ocorre a atuação sobre o sistema de esquemas e crenças do paciente, afim de promover reestruturação cognitiva a longo prazo.

O processo de psicoterapia cognitivo-comportamental compreende uma relação colaborativa entre paciente e terapeuta, onde ambos exercem um papel ativo. Trata-se de uma abordagem estruturada, que tem foco na resolução dos problemas atuais e que busca dotar o paciente de estratégias e técnicas cognitivas e comportamentais que o auxiliem a lidar com os eventos de sua vida e fortalecido na busca de seus objetivos.   

bottom of page